Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DERROCAGEM::

Continua a derrocagem da pedra de Itapema

Nova detonação está programada para esta segunda-feira

A obra de derrocagem parcial da pedra de Itapema continua nesta segunda-feira, 14 de novembro. A detonação está programada para acontecer entre 9h30 e 12h30, período em que o tráfego marítimo fica fechado. No caso específico da pedra de Itapema, a equipe técnica da Ster Engenharia decidiu que a travessia dos usuários da balsa da Dersa e das catraias só ficará interrompida por um período de aproximadamente uma hora.

Para informar quem estiver nas imediações da pedra, cinco minutos antes de cada detonação, serão tocados seis sinais sonoros longos de 10 segundos cada. Um minuto antes mais um sinal de 10 segundos seguido por no máximo 10 sinais de três segundos cada. Após a detonação e a inspeção da área, um novo sinal longo – acima de 10 segundos – será acionado para a liberação do canal de navegação.

Os técnicos da empresa responsável pelo empreendimento trabalham para encerrar essa etapa da obra até o dia 20 de novembro. Após a detonação da rocha será iniciada a dragagem do material fragmentado. Para isso, serão utilizadas dragas do tipo clamshell.

Na segunda detonação da rocha de Itapema, realizada no dia 10 de novembro, foram feitos 60 furos, dispostos em quatro linhas, com carga máxima 60 quilos de explosivo por furo.

Texto produzido em: 12/11/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM