Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Novo presidente do CAP mantém acompanhamento da dragagem

Bechara Pestana dá prosseguimento ao trabalho do antecessor

A dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos continua tendo acompanhamento nos trabalhos do Conselho de Autoridade Portuária. O novo presidente da instituição, Bechara Abdalla Pestana, manterá a prioridade do tema “como já deliberado pelo CAP, que tem como algumas de suas atribuições se manifestar sobre os programas de obras, aquisições e melhoramentos da infraestrutura portuária e assegurar o cumprimento das normas de proteção ao meio ambiente”.

Pestana assumiu o cargo no dia 23 de abril, no lugar de Sérgio Aquino e considera as “dragagens de aprofundamento e de manutenção vitais para o Complexo Portuário, assim como os estudos de expansão e de acessibilidade que são instrumentos básicos e fundamentais para o planejamento do porto”.

Conhecedor de todo o processo da obra, pois integrava o Conselho do CAP como representante dos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, o novo presidente afirma que no acompanhamento do empreendimento, contará com a participação de grupos de trabalho “constituídos pelos conselheiros que podem solicitar, se necessário for, a participação de terceiros para os devidos esclarecimentos”. Entre eles, destaca o GEF – Grupo Econômico, Financeiro e Correlatos e o GMS – Grupo Meio Ambiente, Segurança Operacional, Laboral e Correlatos. Os membros atuam dentro dos limites de cada uma das referências - Meio Ambiente (questões ambientais do porto), Segurança (a questão do ISPS Code - programa internacional de segurança implantado nos portos de todo o mundo após o 11 de setembro).

Otimista com as novas oportunidades no setor de Energia e Tecnologia na região da Baixada Santista, considera o Porto como “o maior pilar da economia santista”. Por essa razão, segundo ele, “a melhoria de sua infraestrutura é fundamental para estimular competitividade” e trazer “ganhos diretos e indiretos a toda a região”.

Além da presidência do Conselho de Autoridade Portuária, Bechara Abdalla Pestana ocupa a pasta da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Santos.

Texto produzido em: 17/05/2012

Publicado por: DA REPORTAGEM