Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Rio do Meio recebe Programa de Educação Ambiental

A comunidade do Rio do Meio recebeu, no dia 03 de abril, a primeira atividade para continuidade do Programa de Educação Ambiental, que está em sua segunda fase, em atendimento às condicionantes de validade da Licença de Instalação Nº 961/ 2013, emitida pelo IBAMA.

A equipe da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA), contratada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), fez uma apresentação aos moradores e líderes da comunidade de Rio do Meio mostrando o histórico do programa e sua retomada para estudo nesta fase.
Ana Maria Marins, bióloga consultora do programa, fez uma dinâmica de grupo na abertura em que as pessoas, de forma descontraída, apresentaram-se e estiveram dispostas a contribuir com ideias e ações futuras.

Dentre os critérios para escolha da comunidade do Rio do Meio foram avaliadas questões como vulnerabilidade, organização comunitária, viabilidade do projeto e existência de Programas de Educação Ambiental (PEAs).

Os desafios da comunidade do Rio do Meio estão em pontos sensíveis como coleta e tratamento de esgotos; educação ambiental para resíduos sólidos; alternativas de geração de trabalho e renda, principalmente para os jovens; organização comunitária; reutilização dos resíduos sólidos e líquidos da atividade das salgas articulada a um programa público de saneamento; ampliação da ação da Incubadora Pública de Economia Popular e Solidária – IPEPS; elevação da base produtiva do município, melhorando as condições para investimentos sustentáveis e de inclusão econômica; diminuição das desigualdades sociais e culturais e melhor qualidade de vida; promoção de uma maior autonomia e influência na política local.

A comunidade de Rio do Meio, conforme colocado na reunião, está disposta a colaborar com informações para a construção de um Programa de Educação Ambiental que atenda aos anseios dos moradores.

Publicado por: DA REPORTAGEM