Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Codesp monitora pescado na área de descarte

O Programa de Monitoramento Ambiental do Polígono de Disposição Oceânica (PDO) é realizado pela Codesp e integra o Plano Básico Ambiental da Dragagem de Manutenção. O objetivo do programa é detectar possíveis alterações na qualidade ambiental da área de descarte dos materiais dragados, identificando possíveis impactos sobre os organismos aquáticos e os processos ecológicos locais.

As análises químicas são realizadas no pescado que é coletado no PDO e adjacências, identificando a presença de metais e compostos orgânicos em seus tecidos. A coleta das amostras dura cerca de 30 minutos e é realizada em embarcação equipada com rede de arrasto duplo com 7 metros de abertura. O monitoramento tem frequência semestral e são consideradas seis áreas de amostragem.

Devido à mobilidade dos organismos avaliados, não é possível vincular os dados obtidos exclusivamente à dragagem, dessa forma os resultados representam um levantamento de dados de qualidade do pescado para a região. No ano de 2016, as análises realizadas em laboratório não indicaram contaminação nos tecidos do pescado. 

Publicado por: REPORTAGEM