Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNIDADES::

Jovens produzem filme sobre as ressacas

Os jovens alunos das oficinas de cinema, promovidas pela REDE Santa Cruz dos Navegantes, projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Ambiental das obras de dragagem do Porto de Santos, produziram um filme sobre as ressacas na região.

Após assistirem uma palestra com o oceanógrafo Rodolfo Jasão, da Universidade de São Paulo (USP), para esclarecimentos sobre o fenômeno das ressacas, os jovens demonstraram interesse em produzir um filme documentário durante as oficinas de Introdução à Arte do Cinema e Audiovisual. Assim, nasceu a ideia para o tema e o professor Júlio Pessoa, arte-educador que ministra as aulas, aceitou o desafio, explicou o funcionamento da câmera, levou os jovens para campo, orientou as tomadas de imagens e conduziu o processo de edição junto com os alunos. O resultado é um documentário que mostra o impacto das ressacas na região sob a ótica desses jovens moradores de Santa Cruz dos Navegantes.

As oficinas visam identificar novas lideranças, agregar os jovens da comunidade ao processo de construção da REDE de projetos, fortalecer as relações interpessoais, contribuir para a compreensão da história e do patrimônio cultural local, ampliar o repertório cultural e apontar possibilidades de atuação profissional no mercado do audiovisual.

Publicado por: REPORTAGEM