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DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
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BRASIL::

Porto de Santos é pioneiro na aplicação de nova norma

Recentemente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou as regras da norma 13246, que regula o tráfego de embarcações nos acessos náuticos. A atualização permitirá que navios maiores acessem os portos brasileiros, ampliando a capacidade operacional dos complexos portuários e tornando a navegação mais segura.

Segundo o professor Edson Mesquita dos Santos, doutor em Engenharia Oceânica e especialista em Engenharia Naval, o Porto de Santos encontra-se “numa condição de vanguarda” e “já é um exemplo de aplicação destas novas diretrizes”.

O sistema de calado dinâmico, já existente nos portos mais modernos do mundo, permite a verificação automática, e em tempo real, dos critérios adotados na ABNT 13246 para o cálculo do calado máximo, ou seja, do afundamento que o navio pode ter para um deslocamento seguro. Nesse novo sistema, que considera o calado máximo também em função da maré, ventos e correntes, a dragagem deixa de ser o único parâmetro para definição do tipo de navio que pode trafegar no canal, acessos e berços de atracação.

Publicado por: CODESP