Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Autoridade Portuária participa da “Operação Santos III”

A Santos Port Authority, juntamente com a Marinha do Brasil, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outras instituições, deflagrou no final do mês de abril de 2021 a “Operação Santos III” no Porto de Santos, uma ação de fiscalização em terra e em mar no complexo portuário e área de fundeio, onde ficam os navios que aguardam para atracar. A ação teve como objetivo coibir o tráfico de drogas e atividades irregulares contra o meio ambiente. A SPA participou das ações de combate ao descarte irregular de resíduos, atividade que já havia sido alvo de uma ação específica em fevereiro, no âmbito da “Operação Descarte”. O objetivo foi coibir o despejo ilegal de resíduos e substâncias no mar por parte dos navios cargueiros. Além do tráfico de drogas e da repressão ao lançamento irregular de resíduos na água do mar, a “Operação Santos III” também buscou reprimir a pesca irregular. Para isso, a Operação, que foi coordenada pela Marinha, contou com o auxílio da aeronave Poseidon, do Ibama. Participaram também da ação a Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Polícia Ambiental e a Fundação Florestal.

Durante a operação, a SPA realizou ações fiscalizatórias em navios mercantes graneleiros para verificar principalmente a conformidade das atividades de lavagem de porões, de mergulho subaquático e destinação de resíduos de bordo. Também foram realizadas abordagens em embarcações que atuam na prestação de serviços de apoio. O balanço da operação foi apresentado no dia 30/04/2021 na sede da SPA, em reunião com representantes de órgãos de fiscalização e regulação. No total, foram feitas vistorias a bordo de 27 navios mercantes e visitas a quatro agências representantes de embarcações. A SPA reforça que os serviços de apoio prestados na área do Porto Organizado de Santos devem ser realizados em consonância com a legislação ambiental vigente e com as normas da Autoridade Portuária. Todas as normativas da SPA para os serviços passíveis de credenciamento, bem como a listagem das empresas credenciadas, podem ser acessadas através do seguinte endereço eletrônico: <http://www.portodesantos.com.br/central-de-servicos>.

Acesse o link <https://www.instagram.com/p/COlIEaXA0jr/> para assistir um vídeo explicativo da "Operação Santos III” no Instagram da SPA.

Publicado por: SPA