Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

SPA realiza workshop de educação ambiental e boas práticas nas operações portuár

A Santos Port Authority (SPA) realizou no mês de outubro de 2021 um workshop dedicado à educação ambiental e a boas práticas nas operações portuárias.

O evento teve como público-alvo os representantes de operadores portuários, especialmente os que fazem movimentação por descarga direta, e contou com participação do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).

A ação foi conduzida por integrantes do corpo técnico de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da SPA. O evento tratou de temas como gerenciamento de resíduos sólidos, poluição, controle operacional e preparação, e resposta a emergências, com contribuições relevantes da Guarda Portuária e do setor de Fiscalização de Operações.

Também houve a apresentação do Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), tendo como tema “as consequências jurídicas dos acidentes ambientais”, ministrada por especialista na área.

Com esta iniciativa promovida pela SPA (a terceira realizada nestes moldes só neste ano), foi oportunizado aos participantes o esclarecimento de dúvidas e a conscientização sobre critérios que facilitam a adequação e a padronização de procedimentos pelos operadores portuários.

A execução do workshop sobre boas práticas ambientais nas operações portuárias compõe o conjunto de ações da SPA voltadas à conscientização e à educação ambiental de trabalhadores do Porto e visa também ao atendimento da Condicionante nº 2.3.7 da Licença de Operação nº 1382/2017 do Porto Organizado de Santos, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Publicado por: SPA