Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

SPA executa Operação RegulAR

A Santos Port Authority (SPA) realizou no dia 10 de dezembro uma ação integrada de educação ambiental e de fiscalização de veículos movidos a diesel na região da Alemoa, no Porto de Santos, a “Operação RegulAR".

A Operação teve como principal objetivo conscientizar os condutores sobre a importância da manutenção adequada dos veículos, de modo a evitar a emissão de fumaça preta, que impacta diretamente o meio ambiente e a saúde pública.

Para a fiscalização dos veículos foi utilizada a escala de Ringelmann, que é um cartão com uma escala de tonalidades de cinza, que permite realizar a comparação da cor apresentada pela fumaça com um dos padrões da escala. Participaram da operação, pela SPA, representantes da Guarda Portuária e do corpo técnico de meio ambiente e sustentabilidade. A ação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A “Operação RegulAR” possui interface com o Programa de Qualidade do Ar, que faz parte das ações previstas no Programa de Educação Ambiental, e com o Programa de Comunicação Social. Todos esses programas compõem condicionantes para atendimento da Licença de Operação do Porto de Santos nº 1382/2017), expedida pelo Ibama.

Publicado por: SPA