Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

SPA realiza monitoramento de ruídos ambientais

A Santos Port Authority (SPA) vem realizando regularmente campanhas do Programa de Controle de Ruídos, condicionante 2.6.1 da Licença de Operação nº 1382/2017, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Esse monitoramento tem o objetivo de avaliar o impacto das atividades de operação do Porto Organizado de Santos nas comunidades do entorno do empreendimento. Os resultados fomentam um diagnóstico de influência das atividades no conforto ambiental, possibilitando a adoção de medidas de controle e/ou intervenção.

A malha amostral conta com 23 pontos, que demonstram um panorama da geração de ruídos em toda a área limítrofe do porto. Os pontos amostrais foram escolhidos com base na vizinhança imediata, sendo áreas receptoras sensíveis, como escolas, creches, hospitais, casas de repouso e residências.

As campanhas do Programa de Monitoramento e Controle de Ruídos têm periodicidade trimestral, com cinco campanhas em três turnos (manhã, tarde e noite).

Em todo o perímetro do Porto Organizado de Santos os níveis de pressão sonora têm origem predominante no tráfego rodoviário, com contribuição secundária para a os níveis emitidos pelas operações internas do empreendimento.

Como a movimentação de veículos de carga é imprescindível às atividades portuárias, sem possibilidade de interrupção das fontes detectadas, será dada continuidade à verificação de outras fontes eventuais, com possibilidade de adoção de medidas pontuais de controle.

Publicado por: SPA