Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

SPA realiza ação de educação patrimonial em escolas de Santos

A Autoridade Portuária de Santos realizou uma ação do Subprograma de Educação Patrimonial, que está inserido no Programa de Gestão Estratégica do Patrimônio Arqueológico, condicionante da Licença de Instalação nº 1098/2015, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Esta ação foi promovida nas escolas estaduais Barnabé e Prof. Primo Ferreira e na Unidade Municipal de Ensino (UME) Auxiliadora da Instrução, para estudantes do ensino médio e fundamental. Na ocasião, as escolas receberam kits com material didático de arqueologia e educação patrimonial.

A educação patrimonial consiste em fomentar ações de aprendizado sobre o processo cultural, seus produtos e manifestações, despertando o interesse em conhecer, cuidar, apropriar e valorizar a herança cultural da sociedade, instigando a preservação histórica e social. De acordo com relatório da SPA, foram alcançados os objetivos propostos. Foram empregados métodos interativos, com atividades para despertar o interesse e a curiosidade e duas oficinas, a “Peneira de Ciências” e a “Oficina de Arte Rupestre”.

Ao final das atividades, o entusiasmo dos alunos mostra como essas experiências incorporam novos conhecimentos. Para muitos alunos a atividade foi inesquecível, pois tiveram contato com antiguidades como crânios de animais e artefatos de diversas épocas.

Publicado por: SPA