PROGRAMAS::
Programa de Monitoramento da Qualidade dos Sedimentos
A Autoridade Portuária de Santos (SPA) segue executando com regularidade Programa de Monitoramento da Qualidade dos Sedimentos, conforme exigido pela Licença de Operação Nº 1382/2017 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O objetivo do programa é monitorar a qualidade dos sedimentos a serem dragados na área do Porto Organizado de Santos, para possibilitar o adequado gerenciamento ambiental das operações de dragagem de manutenção.
As coletas para o programa são realizadas anualmente em 148 estações amostrais espalhadas pela região dos Berços de Atracação, Acessos e Canal de Navegação do Porto Organizado de Santos. Com as amostras coletadas, são realizadas análises físico-químicas e ecotoxicológicas* em laboratório, que avaliam a qualidade dos sedimentos nos locais amostrados, visando às diretrizes estabelecidas por meio da Resolução Conama 454/2012.
Conforme apontam os resultados obtidos na campanha anual de 2022, os sedimentos coletados nas estações amostrais estão em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação ambiental vigente, tornando possível a disposição oceânica sem impacto ambiental significativo à água e biota, possibilitando que as ações de dragagem sejam realizadas dentro da legislação.
O destino final do sedimento é o chamado Polígono de Disposição Oceânica (PDO), localizado a cerca de 12 km da entrada do Porto de Santos.
*relacionadas aos efeitos tóxicos de substâncias químicas no meio ambiente e nos organismos que nele habitam.