PROGRAMAS::
SPA segue com Ações do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
A Santos Port Authority (SPA) segue executando o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, conforme exigido pela Licença de Operação Nº 1382/2017 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O controle sobre os resíduos sólidos gerados no Porto de Santos é realizado com a contabilização da origem, da quantidade e das características desses resíduos, além do monitoramento de toda movimentação efetuada, garantindo que os resíduos recebam o tratamento adequado. O balanço do programa é publicado anualmente no site da SPA e tem por objetivo consolidar as informações, de modo a auxiliar gestores portuários no processo de tomada de decisão, bem como fornecer informações à sociedade e aos órgãos de controle.
O Porto de Santos prioriza técnicas sustentáveis na destinação final de resíduos, evitando o simples descarte ou destruição desses materiais. A Gerência de Meio Ambiente da SPA começou a utilizar em 2021 o "Índice de Desvio do Descarte -IDD" para mensurar a porcentagem de resíduos que são encaminhados para essas práticas sustentáveis, como reutilização, reciclagem, compostagem, coprocessamento e rerrefino. Em 2022, IDD dos resíduos da Autoridade Portuária foi de 49%, um crescimento considerável e positivo em relação ao valor de 4% registrado em 2021. Dados que ratificam o compromisso da SPA com as questões socioambientais e com a melhoria contínua dos processos da empresa.