Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

APS AVANÇA NA MODERNIZAÇÃO COM MELHORIA VIÁRIA NA MARGEM DIREITA

A Autoridade Portuária de Santos (APS) avança na modernização da infraestrutura portuária por meio de obras de melhoria viária na Avenida Governador Mário Covas Júnior, e também na Avenida Engenheiro Ismael Coelho de Souza (via interna) no trecho compreendido entre o Canal 4 e a Ponta da Praia, em parceria com empresa arrendatária do Porto. 

O projeto prevê a implantação de um novo viaduto de saída do Porto para a Avenida Governador Mário Covas, com o objetivo de otimizar o fluxo de transporte de cargas, eliminando cruzamentos rodoferroviários.

Além disso, está prevista a remodelação da via interna, incluindo pavimentação adequada ao tráfego, sinalização viária, construção de calçada e sistemas de drenagem pluvial e iluminação pública. O projeto também contempla solução para travessia de pedestres, por meio de passarela respeitando as normas de  acessibilidade, para acesso seguro aos terminais e aos serviços aquaviários. Até o mês de abril as obras apresentaram 38% de avanço. 

As obras estão amparadas pela Licença de Instalação (LI) Nº 1464/2023 expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). 

A Licença de Instalação (LI) estabelece diversas condicionantes ambientais para as obras. Entre elas, destaca-se o Programa de Controle das Ações de Obras (PCAO), que é uma ferramenta importante para monitorar os possíveis impactos ambientais das atividades do empreendimento. O PCAO inclui controles para emissões atmosféricas, monitoramento de ruídos, vibrações, erosões, sedimentos e efluentes, além de ações para mitigar problemas de tráfego.

Grandes obras de infraestrutura costumam causar alterações na rotina de quem habita e/ou transita na região. Vale a pena reforçar alguns cuidados a serem tomados por todos, como a importância de se respeitar a sinalização de trânsito, estando atentos a possíveis interdições, desvios de acesso e rotas alternativas. 

Embora possam causar transtornos pontuais durante a execução, as obras são necessárias para melhorar a infraestrutura, a economia da região e o bem-estar da população, com benefícios duradouros para várias gerações.

Publicado por: SPA