Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

APS REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A Autoridade Portuária de Santos tem se empenhado em promover a conscientização e o controle do mosquito Aedes aegypti, como parte de seus compromissos ambientais estabelecidos pela Licença de Operação Nº 1382/2017, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Essas ações estão integradas aos Programas de Educação Ambiental e de Monitoramento e Controle de Fauna Sinantrópica Nociva, visando a mitigar os riscos de proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Para alcançar a comunidade portuária, foram adotadas medidas como a distribuição de panfletos contendo informações cruciais para a prevenção e controle da proliferação do mosquito. Além disso, foram promovidas palestra e conversas de sensibilização para ressaltar a importância das medidas de controle.

É fundamental que a comunidade esteja ciente de que o ciclo de vida do mosquito pode ser concluído em 7 a 10 dias, destacando a necessidade de impedir o seu nascimento como a melhor forma de combate.

Atente-se às medidas de controle:

  • Retire a água dos pneus e guarde-os em locais cobertos;
  • Faça a inspeção e limpeza periódica das calhas;
  • Mantenha as lonas bem esticadas;
  • Armazene sucata e lixo reciclável de maneira a não acumular água;
  • Armazene o lixo adequadamente e mantenha a lixeira bem fechada;
  • Os vasos sanitários de uso eventual devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Mantenha caixa-d´água e outros reservatórios bem fechados. Coloque tela no ladrão da caixa-d´água.

É crucial destacar que existem medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue. Por isso, em casos de suspeita da doença, busque assistência em uma unidade de saúde e evite a automedicação.

Publicado por: SPA