Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Plano Conceitual de Dragagem define diretrizes para 2025-2026

A Autoridade Portúaria de Santos (APS) destaca a importância do Plano Conceitual de Dragagem 2025-2026, aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e elaborado conforme a Licença de Operação n°1382/2017. O documento orienta as ações de dragagem até 2026, garantindo a eficiência e segurança na navegação. Nesse novo ciclo 2025-2026, a dragagem vai manter a profundidade de 15 metros no canal de navegação, com remoção de pouco mais de três milhões de metros cúbicos de sedimentos. Para isso, estão autorizadas a utilização de dois tipos de dragas:

  • Auto-transportadoras de Arrasto e Sucção: TSHD Utrecht; TSHD Vox Alexia e TSHD HAM 316. 
  • Retroescavadeiras e Batelões: Draga Retroescavadeira Simson e Split Hopper Barges Jan Blanken.

Os sedimentos serão destinados ao Polígono de Disposição Ocêanica (PDO), uma área situada a 10 km da entrada do canal, formada por 10 quadrículas totalizando 40 km². Neste ciclo de dragagem, o sedimento será disposto nas quadrículas Q4 e Q8.

O cronograma estimado para as atividades consiste em:

  • Trecho 1 e 2 - janeiro, fevereiro, junho, julho, outubro e novembro.
  • Trecho 3 e 4 -  abril, julho, agosto e novembro.

Os Trechos 1 e 2, mais próximos da entrada do canal, sofrem maior influência de frentes frias e ressacas. Já os trechos 3 e 4 sofrem maior influência de sedimentos carregados pelas chuvas de verão. Porém, o sistema estuarino de Santos está sujeito a eventos climáticos extremos, podendo ser preciso campanhas adicionais de dragagem, mas apenas sob prévia autorização do IBAMA. 

É importante lembrar que a atividade da dragagem é acompanhada em tempo real pela APS, por meio de diversos programas ambientais estabelecidos na Licença de Operação. Dois deles são voltados unicamente para a fiscalização destas atividades, sendo eles o Programa de Monitoramento da Dragagem e o Programa de Monitoramento da Dragagem por Sensores da Draga. Além disso, existem outros diversos programas que monitoram indiretamente as atividades de dragagem do Porto de Santos.

Com foco em reduzir a possibilidade de acidentes com animais marinhos, serão utilizados defletores de tartarugas acoplados às cabeças das dragas, além da adesão da altura máxima de 1 metro do leito marinho para ligar e desligar as bombas de sucção. As bombas deverão ser desativadas quando levantadas.

As informações de cada campanha de dragagem, como as datas estimadas de início e finalização de campanhas e locais de operação, serão divulgadas previamente nas redes sociais, site oficial do Porto e outros canais de comunicação.

Em caso de dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios, a Ouvidoria do Porto de Santos está disponível gratuitamente para atender prontamente ao público.

 

OUVIDORIA APS

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/n° - Macuco, Santos (SP) - CEP 11015-900

Horário de atendimento:

segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 12h e das 14h às 18h

(13) 3202-6436 ou (13) 3202-6565 (Digite 1 para Ouvidoria)

ouvidoria@portodesantos.gov.br

Publicado por: SPA