PROGRAMAS::
Ações Voltadas à Prevenção de Acidentes no Porto de Santos
O Porto de Santos é um ambiente dinâmico e complexo, onde diversas atividades ocorrem diariamente ao mesmo tempo, como a movimentação de cargas, a circulação de caminhões e trens, o manuseio de substâncias químicas e o uso intensivo de equipamentos de grande porte.
Diante desse cenário, a Autoridade Portuária de Santos (APS) desenvolve e executa o Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR, com o objetivo de definir regras e organizar procedimentos e diretrizes de gestão voltados à prevenção de acidentes. A sua execução está prevista na Licença de Operação n° 1382/2017 emitida pelo IBAMA.
Por meio do PGR, a APS atua na eliminação, redução e/ou controle de situações perigosas e indesejadas relacionadas às operações portuárias, além de adotar medidas para atuação em casos de acidentes. O foco do programa é manter a segurança e a integridade dos trabalhadores diretamente envolvidos nas atividades portuárias e das comunidades do entorno do Porto, bem como proteger o patrimônio público e privado e o meio ambiente.
Algumas das atividades realizadas no âmbito do PGR incluem análises de risco, definição de possíveis cenários de acidentes, avaliação dos efeitos físicos de eventuais ocorrências, identificação de medidas preventivas e mitigadoras, avaliações de vulnerabilidade e estabelecimento de procedimentos operacionais.
Dessa forma, todas as ações de prevenção de acidentes no Porto de Santos estão, de alguma maneira, ligadas ao PGR, que contribui para tornar as operações mais seguras, organizadas e alinhadas com o desenvolvimento sustentável do Porto.