COMUNIDADES::
CODESP apresenta Projeto de Dragagem a Líderes Comunitários
O encontro foi organizado pelo Instituto de Pesca
Líderes comunitários de associações pesqueiras de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão estiveram reunidos no Centro de Treinamento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), no dia 22 de março, para conhecer o projeto de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Navegação do Porto de Santos. O encontro foi uma das ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio à Comunidade de Pesca da CODESP.Durante a reunião, técnicos da CODESP falaram sobre a importância do empreendimento, a forma de trabalho das dragas, a área onde é feito o descarte dos sedimentos e o cuidado ambiental que está sendo tomado para essa deposição.
Superintendente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da CODESP, Alexandra Grota explicou aos líderes pesqueiros que a obra de aprofundamento do Porto de Santos foi contratada pela Secretaria de Portos (SEP) e o gerenciamento ambiental é feito pela CODESP. Tudo, segundo ela, foi planejado e está de acordo com o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Alexandra esclareceu, também, que as duas dragas são monitoradas em tempo real. Com esse equipamento é possível saber onde estão e quando abrem a cisterna para o descarte dos sedimentos nas quadrículas determinadas pelo Projeto.
Programas Ambientais
Os 24 Programas Ambientais elaborados para o acompanhamento da obra foram apresentados aos líderes dos pescadores pelo oceanógrafo Roberto Ávila da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA).
Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de acompanhar também a apresentação de André Paim Ferraz, consultor do Programa de Modelagem Operacional da Pluma de Sedimentos, que mostrou a simulação das áreas em que os resíduos podem atingir no verão e no inverno.
Apoio à Comunidade
Os participantes do encontro também foram informados sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Programa de Apoio à Comunidade de Pesca. De acordo com consultor da FUNDESPA, Sérgio Tutui foram criados quatro subprogramas para envolver os pescadores de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.
O Programa, que já está em desenvolvimento, engloba o Levantamento de Informações Sócioeconômicas de Pesca Artesanal (os entrevistadores já receberam treinamento); Monitoramento da Captura Pesqueira; Monitoramento das Comunidades Pelágicas e Gestão Participativa Aplicada à Atividade Pesqueira.
A proposta é trabalhar em conjunto para que as comunidades não sejam prejudicadas. O consultor informou, ainda, sobre alguns cursos de capacitação que serão oferecidos aos pescadores. Após o encontro na CODESP, os líderes participaram de reunião no Instituto de Pesca para definir as necessidades de cada comunidade.
Matéria elaborada em: 23/03/2010