Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TREINAMENTO::

Fundespa prossegue com cursos para trabalhadores das dragas

Os tripulantes foram informados sobre os Programas Ambientais

Dando prosseguimento à capacitação dos trabalhadores da obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Navegação ao Porto de Santos, a Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA), realizou no dia 22 de abril mais um curso na draga Xin Hai Hu. Desta vez, a programação incluiu informações sobre os 24 Programas de cunho sócioambiental que compõem o Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento.

Técnicos da FUNDESPA, acompanhados de uma tradutora para o mandarim, explicaram aos tripulantes da draga, que o trabalho de monitoramento é uma exigência dos órgãos ambientais no Brasil.

Desde 2005, especialistas realizaram estudos sobre organismos da fauna e da flora, de contaminação e dispersão dos sedimentos, hidrodinâmica do canal, modelagens, entre outros. Os dados serviram para uma maior compreensão e consequente avaliação dos efeitos da dragagem na região de Santos, tudo orientado e supervisionado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Além da exibição de imagens sobre os programas, os tripulantes da draga Xin Hai Hu receberam material impresso bilíngüe com todas as informações sobre o programa de monitoramento que está sendo realizado.

Matéria produzida em: 23/04/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM