DRAGAGEM::
Reflexos da dragagem de aprofundamento aumentam produtividade do Porto de Santos
Tonelagem média por embarcação cresceu 9%
A dragagem de aprofundamento do canal de navegação já está trazendo resultados positivos para o Porto de Santos. No novo recorde de movimentação de carga do primeiro quadrimestre de 2012, que atingiu o total de 30.460.788 toneladas, cresceu em quase 9% a tonelagem média por embarcação, com redução de 2,5% de navios no período. Isso significa que os navios estão aumentando o volume de carga transportada.De acordo com o Diretor de Infraestrutura da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Paulino Vicente, “os navios já podem trabalhar com maior porte porque o canal está preparado para isso. Aqueles berços (cais de atracação) que já têm a profundidade com esse calado estão se beneficiando.”
Para Vicente, o crescimento na movimentação de carga e a diminuição dos números de embarcações é função direta da obra. “Navios maiores terão mais carga, baixando o frete. O preço da mercadoria baixa, quer seja na exportação ou na importação, aumentando a produtividade. Isso já está sendo verificado nos últimos 18 a 24 meses em função do início da dragagem de aprofundamento.”
No crescimento das exportações do cais santista, a soja (grãos e pellets – forma granulada do produto) encabeça a lista de produtos mais movimentados. Atingiu 25% do total geral no quadrimestre. A segunda mercadoria com maior movimentação no mesmo período foi o açúcar. A previsão da Codesp é que o Porto de Santos movimente 100.192.000 toneladas de carga em 2012. No ano passado, foram 97,17 milhões de toneladas.
Texto produzido em: 14/06/2012