-
Programa de Monitoramento de Avifauna
Conheça o Programa de Monitoramento de Avifauna, que avalia a evolução da qualidade ambiental dos habitats sob influência do Porto de Santos, por meio da análise da diversidade e abundância de aves. O programa está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para conservação da vida na água e da vida terrestre (ODS14 e ODS15).
A Licença de Operação do Porto de Santos prevê 29 programas voltados ao meio ambiente, à sustentabilidade e à segurança dos trabalhadores e da operação portuária.
Confira o vídeo.
-
Programa de Educação Ambiental promove lançamento de documentáirios
Os alunos da oficina de Introdução ao Cinema da REDE Colaborativa de Santa Cruz dos Navegantes realizaram o lançamento de dois filmes documentários produzidos por eles. A estreia aconteceu durante a festa em comemoração ao 30º aniversário da Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes, no Guarujá.
Os filmes “O Lugar do Mar”, que retrata a ressaca que atingiu a região no final de 2016; e “Sonhos, Força, Transformação: Mulheres de Santa Cruz”, que registra uma série de depoimentos de mulheres da comunidade; são o resultado do trabalho desses jovens ao longo de 11 meses.
As oficinas para jovens da comunidade integram o Programa de Educação Ambiental da Codesp.
-
Monitoramento do pescado no canal do Porto de Santos
A Codesp realiza, no âmbito do Plano Básico Ambiental da Dragagem, o monitoramento da qualidade de organismos bioindicadores nas áreas dragadas do canal do porto.
O objetivo é acompanhar a qualidade do pescado de interesse para consumo humano. As análises são realizadas nos peixe parati e no siri azul.
-
Codesp monitora desenvolvimento do manguezal após aprofundamento
Após a conclusão da dragagem de aprofundamento, a Codesp mantém o programa de monitoramento dos manguezais localizados no estuário de Santos, Cubatão e São Vicente.
O monitoramento é dividido em dois subprogramas. Um deles avalia as alterações na conformação geográfica do mangue, através da comparação e análise de imagens de satélite.O outro subprograma verifica o desenvolvimento das 3 espécies de árvores típicas de ambiente de manguezal presentes na região.
A análise é feita em 30 parcelas da vegetação, localizadas em 10 pontos distintos ao longo do estuário e, desde o início do monitoramento, em 2010, não foi possível identificar nenhuma alteração no mangue decorrente do aprofundamento do canal.
-
Codesp produz vídeo sobre Rede de Projetos de Santa Cruz dos Navegantes
A Codesp, através do Programa de Educação Ambiental das obras de dragagem, produziu um vídeo sobre a primeira exibição aberta de filmes e documentários na comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá. A iniciativa faz parte do projeto “Rede”, desenvolvido pela Codesp para apoiar e estimular as iniciativas sociais da população em atendimento à Licença de Instalação Nº 961/13.
-
Qual a importância do Programa de Monitoramento do Perfil Praial para a Baixada Santista?
Um dos trabalhos que continua sendo realizado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) em atendimento à Licença de Instalação Nº 666/2009 (Dragagem de Aprofundamento) é o Programa de Monitoramento do Perfil Praial. Os técnicos da TETRA TECH, empresa contratada para realizar os levantamentos previstos no respectivo programa, vão à campo realizar medições avançadas usando triangulação (satélite e medidas lineares) para ter um melhor controle do que acontece nas praias da baixada santista. Acompanhe a reportagem no vídeo:
-
Avistamento de Tartarugas
Nos últimos quatro anos, o Prof. Dr. Denis Abessa, especialista em monitoramento costeiro, tem liderado o grupo de consultores técnicos responsável pelo Programa de Monitoramento de Quelônios no Interior do Estuário Santos, executado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) no âmbito do Plano Básico Ambiental das Obras de Dragagem do Porto Organizado de Santos. Segundo ele, o maior problema das tartarugas na região do porto não é a dragagem, mas a pesca acidental. Ele dá dicas para pescadores para quando encontrarem tartarugas na redes. Acompanhe o vídeo:
-
Manguezais estão saudáveis, indica monitoramento
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) vem executando desde 2009 o Programa de Monitoramento de Manguezais, componente do Plano Básico Ambiental da Dragagem de Aprofundamento do Canal de Navegação do Porto Organizado de Santos. A equipe técnica responsável pela realização do programa considera que o desenvolvimento das plantas de mangue situadas nas áreas de influência direta da respectiva obra está normal, sendo que, de acordo com a bióloga Aline Medeiros, a dragagem de aprofundamento não causou qualquer impacto nos dez pontos pesquisados ao longo do período de estudo. Acompanhe a reportagem no vídeo:
-
Monitoramento do Polígono de Disposição Oceânica (PDO)
Um dos monitoramentos mais importantes realizado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) é o Monitoramento do Polígono de Disposição Oceânica (PDO), uma área situada em alto mar, com um tamanho equivalente à 100 campos de futebol, licenciada junto ao IBAMA para receber os descartes dos sedimentos dragados na região do Porto de Santos. Ali, mensalmente, os técnicos da TETRA TECH, empresa especializada e contratada para realizar o monitoramento, coletam amostras, mandam aos laboratórios e acompanham a qualidade dos sedimentos de fundo face aos padrões de qualidade estipulados na legislação vigente. Acompanhe o vídeo:
-
Agente comunitário de saúde de Monte Cabrão: Entrevista com Elídio Costa
O agente comunitário de saúde da comunidade de Monte Cabrão, localizada em Santos, fala neste vídeo sobre sua relação com a comunidade e seu trabalho. O momento da entrevista aconteceu durante a visita do IBAMA à comunidade. O site da Dragagem do Porto de Santos continuará a publicar vídeos com esses personagens que representam a história das localidades do entorno da obra da Dragagem.