O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Exposição “Dragagem de Aprofundamento num Porto Sustentável” recebe estudantes

15 alunos do Colégio Afonso Pena visitaram a mostra


Olhares atentos a aquilo que é novo. Foi assim que 15 alunos do 9° ano do Colégio Afonso Pena participaram na manhã de terça-feira (21 de agosto), da exposição “Dragagem de Aprofundamento num Porto Sustentável”, coordenada por Ana Maria Marins. A apresentação facilita o entendimento sobre as ações do Porto de Santos.

O objetivo da exposição é contribuir para a compreensão das adequações pelas quais o Porto de Santos passa com a obra de dragagem de aprofundamento no canal de acesso. Os programas de monitoramento ambiental que acompanham a obra contribuem para estabelecer um equilíbrio entre as dimensões econômicas, ambientais e sociais do desenvolvimento que se deseja para a região e para o país.

A visita monitorada tem duração de, aproximadamente, duas horas e é realizada no Complexo Cultural do Porto de Santos, localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, no Macuco. Cada grupo pode ter até 30 visitantes.

A assistente de direção e professora de filosofia do Colégio Afonso Pena, Ana Lúcia Mendes Billi, acompanhou a visita e ressaltou a importância de conhecer as obras que acontecem dentro do município de Santos. “Achei a visita muito interessante. Particularmente, eu não tinha ideia de como era construído o Porto de Santos e não tinha a menor noção do que realmente era a dragagem.”

No primeiro momento, os participantes são recepcionados em um mini-auditório onde assistem uma apresentação sobre a importância histórica e econômica do Porto de Santos, que dura, em média, 40 minutos. Além disso, também ocorre uma explanação sobre a necessidade da realização das obras de dragagem nos portos em geral.

Em seguida, são levados à exposição temática sobre a dragagem de aprofundamento e os seus programas de monitoramento ambiental, explorando os painéis e peças interativas especialmente desenvolvidas para facilitar a abordagem da historia do Porto de Santos e a relação com a cidade. Tudo feito de uma maneira lúdica e de fácil aprendizagem.

Os materiais utilizados ajudam na compreensão sobre a necessidade de adequação do Porto às exigências dos tempos atuais, visando assegurar a sua viabilidade econômica, essencial para o desenvolvimento da região e do país.

Por último, é feita uma avaliação da experiência pedagógica vivenciada pelos visitantes, com a manifestação dos participantes por meio oral ou registros com desenhos ou textos.
A estudante Maria Luiza Garcia Aranha, de 13 anos, era uma das mais falantes, mostrando interesse em saber cada vez mais sobre o funcionamento do Porto de Santos e da obra de dragagem. “A exposição foi muito legal, muitas das coisas apresentadas eu não sabia. E também não tinha ideia que dava tanto trabalho para fazer uma obra desse tamanho.”

Já o estudante Gabriel Bueno Terraço de Souza, de 14 anos, explicou que a experiência acrescentou muito ao seu conhecimento. “Tinha ouvido falar sobre a dragagem, mas não sabia dizer exatamente o que era e os seus impactos. Aprendi bastante hoje.”

Como participar

A previsão é que a exposição receba um total de 22 escolas até o fim do mês de agosto. Os interessados em fazer uma visita monitorada a exposição devem entrar em contato pelo telefone 3202-6565, ramal 2760. A programação é gratuita, porém os custos com transporte e lanches são da própria unidade escolar.

Texto produzido em: 22/08/2012

Publicado por: DA REPORTAGEM



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.