DRAGAGEM::
Nova tripulação da Xin Hai Feng participa de curso de capacitação
O treinamento foi realizado por técnicos da Fundespa
A nova tripulação da draga Xin Hai Feng, composta por 25 chineses e 13 brasileiros, participou na manhã do dia 11 de abril do curso de capacitação desenvolvido pelo Programa de Capacitação Continuada. Essa atividade integra o Plano Básico Ambiental da Dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos.Ministrado por técnicos da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), o treinamento teve o objetivo de mostrar como é a região da Baixada Santista, onde a embarcação está atuando, passar informações sobre o Código de Conduta dos Trabalhadores adotado na obra. Foram apresentados ainda as ações ambientais implementadas pelo empreendimento.
Durante a explanação, traduzida para o mandarim, foi ressaltada a importância da dragagem para a região e a utilização de equipamentos de segurança pelos trabalhadores, normas de saúde e higiene ocupacional.
A draga Xin Hai Feng reiniciou a dragagem de aprofundamento para 15 metros do Trecho 4 (que vai do Armazém 6 até a Alemoa) no dia 13 de março. Simultaneamente, também realiza a dragagem de manutenção do Trecho 2 (localizado entre Entreposto de Pesca e o Concais) e do Trecho 3 (situado entre o Concais e o Armazém 6).
No período de 21 de junho de 2011 até 11 de março de 2012, a dragagem do Trecho 4 foi paralisada devido a constatação de material de pior qualidade na área de descarte dos sedimentos, no Setor de Uso Restrito (SUR) do Polígono de Disposição Oceânica (PDO). Essa paralisação é determinada na respectiva licença ambiental da obra quando ocorre aumento da concentração de material contaminado no sedimento.
Após nova avaliação do monitoramento e constatação do reestabelecimento da qualidade do sedimento orientada pela Resolução do CONAMA no ambiente marinho, os técnicos do IBAMA autorizaram a continuidade da obra, que deve prosseguir por mais alguns meses. Todo o trabalho realizado pela draga Xin Hai Feng é acompanhado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).
Texto finalizado em: 20/04/2012