DRAGAGEM::
IBAMA visita o Porto de Santos
A Regularização Ambiental é o processo em andamento para obtenção da Licença de Operação do Porto de Santos, enquanto que o monitoramento faz parte do Plano Básico Ambiental solicitado no licenciamento das obras de dragagem.
Onze funcionários do órgão ambiental federal estiveram presentes representando os escritórios de Brasília, São Paulo e Santos.
Os técnicos do IBAMA ouviram e debateram com profissionais da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA) e da CODESP detalhes do monitoramento ambiental das atividades de dragagem.
Foram explanados, detalhadamente, os programas referentes aos monitoramentos da qualidade da água, dos sedimentos e da biota aquática nas áreas dragadas e no Estuário de Santos, bem como os programas de Educação Ambiental e de Comunicação Social.
A equipe do IBAMA ainda vistoriou terminais do Porto de Santos e comunidades da área de influência direta do empreendimento. A vistoria contemplou também as avenidas Perimetrais das margens direita e esquerda.
A comunidade tradicional do Monte Cabrão, fundada em 1920, que hoje conta com cerca de 800 moradores, recebeu a visita, na qual, os técnicos puderam constatar a infraestrutura dos equipamentos públicos e as demandas locais por um píer público-privado e um centro comunitário para reuniões e atividades artesanais.