A Codesp continua realizando o Programa de Monitoramento do Perfil Praial nas praias de Santos (José Menino, Pompéia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia), São Vicente (Itararé) e Guarujá (Góes). No total, são analisados 33 perfis: 23 em Santos, 5 em São Vicente e 5 no Guarujá.
O objetivo do programa é compreender as dinâmicas sedimentares e verificar se as obras de dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos geraram algum tipo de impacto nessas praias. Em todos os perfis também ocorre uma coleta de sedimentos, na região próxima à arrebentação, com o intuito de identificar o transporte sedimentar qualitativo ao longo do arco praial.
A execução dos perfis vem sendo realizada com o apoio de um aparelho DGPS, que possui uma base estática, que coleta dados em um ponto fixo e conhecido durante todo o período de levantamento, e o chamado “rover”, receptor móvel que é conduzido aos pontos de interesse. O DGPS possui precisão centimétrica, ou seja, sua margem de erro é reduzida a centímetros, muito pouco se comparada à margem dos aparelhos GPS convencionais.
O monitoramento é realizado, mensalmente, independente das condições climáticas e sempre na lua minguante ou crescente, devido a pouca variação entre as marés alta e baixa (marés de quadratura).