PROGRAMAS::
Monitoramento da Qualidade do Sedimento
Codesp controla qualidade do sedimento na área de descarte
A Codesp realiza, periodicamente, campanhas de monitoramento que avaliam a qualidade física, química e ecotoxicológica na área de descarte de sedimentos provenientes da dragagem. As coletas são realizadas na área do Polígono de Disposição Oceânica (PDO), local de descarte desse material, pontos adjacentes e pontos fixos de controle.
A quantidade de pontos do PDO avaliados a cada campanha depende das quadrículas utilizadas no período anterior. Nas campanhas são realizadas coletas em todas as quadrículas do PDO (Q-01 a Q-10), nos pontos amostrais localizados a Sudoeste (PS-S1) e a Nordeste (PS-N1 e PS-N2) e na área a ser controlada (PS-C1). Os únicos pontos que variam são aqueles imediatamente adjacentes ao PDO (PS-Ad1 a PS-Ad8 e PS-Ad12 a PS-Ad17).
O objetivo das análises físicas, químicas e ecotoxicológicas é identificar alterações na qualidade do sedimento, subsidiar o gerenciamento ambiental das atividades de dragagem e propor a alternância do uso das quadrículas quando for observada saturação do local ou risco para o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. Dessa forma, mitigar e/ou minimizar eventuais impactos ao ambiente marinho é o foco principal das atividades de monitoramento da dragagem realizadas pela Codesp.