PROGRAMAS::
APS realiza mais uma edição da “Operação RegulAr"
A Autoridade Portuária de Santos (APS) realizou no dia 18 de junho mais uma edição da Operação RegulAr. Essa campanha busca educar e conscientizar os condutores sobre a importância da manutenção regular de seus veículos, para redução da emissão de fumaça preta provocada pela combustão incompleta de combustível - que implica em problemas de poluição atmosférica.
Participaram da iniciativa o setor de meio ambiente da APS, a Guarda Portuária, a equipe do Programa de Educação Ambiental da Autoridade Portuária e agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Foi feita a distribuição de material informativos, com orientações sobre a importância da manutenção e regulagem adequada dos veículos. Foram ainda avaliadas as emissões de fumaça preta de 383 veículos. Os veículos que apresentaram irregularidades (tais como fumaça preta, vazamento de carga ou falta de manutenção) foram orientados a estacionar em local reservado, para a abordagem das equipes de fiscalização e educação ambiental.
As ações possuem vínculo com o Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar e o Programa de Educação Ambiental, condicionantes da Licença de Operação nº 1382/2017, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.