PROGRAMAS::
APS Realiza Monitoramento de Quelônios
A Autoridade Portuária de Santos (APS) mantém, como parte de seu compromisso com a gestão ambiental, o Subprograma de Monitoramento de Quelônios, em conformidade com a Licença de Operação Nº 1382/2017 do Ibama.
O objetivo do subprograma de Monitoramento de Quelônios é obter informações sobre a presença de tartarugas marinhas na região de influência do canal do Porto de Santos.
O monitoramento é subdividido entre avistamento de quelônios e monitoramento dos bancos de sedimentos. No avistamento, é realizada a observação por ponto fixo, a fim de se registrar e quantificar a ocorrência de tartarugas. Também é realizado o monitoramento dos bancos de sedimentos com o objetivo de avaliar possíveis áreas de alimentação dos quelônios.
Durante os avistamentos também são avaliados aspectos ambientais, como condições climáticas, cobertura de nuvens, movimento de maré, fases da lua, temperatura, profundidade, salinidade e presença de lixo ou embarcações. As ações de avistamento de tartarugas marinhas são realizadas semanalmente, em períodos intercalados (matutino ou vespertino).
Desde o início da atividade, em 2014 até o momento, foram feitas 498 campanhas e 1799 avistamentos de tartarugas. Destaca-se que alguns indivíduos não são identificados devido à distância ou tempo de avistamento. No entanto a maior parte dos indivíduos identificados pertencem à espécie Chelonia mydas (tartaruga-verde).