PROGRAMAS::
APS FORTALECE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM COMUNIDADES
Em 2024, no contexto da sua Licença de Operação nº 1.382/2017, a APS por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), reforçado pelo Subprograma de Apoio a Pesca Artesanal (PAPA), implementou ações para promover a aproximação, divulgação e compartilhamento de informações com as comunidades e pescadores artesanais de Santos/SP e Guarujá/SP.
O objetivo é restabelecer o contato e reaproximar esse público, realizando visitas e reuniões com as principais lideranças, colônias, comunidades e associações de pescadores, expandindo e fortalecendo a rede de contatos estabelecida nos anos anteriores.
O subprograma visa desenvolver projetos que atendam às necessidades socioambientais da comunidade e dos pescadores locais.
Em 2024, foi dado um foco ainda maior na reaproximação com as comunidades de pescadores tradicionais, promovendo ações de educação ambiental, produção de conhecimento como palestras e seminários, além de oficinas e encontros que visam fortalecer a relação com os pescadores e as comunidades e fomentar a transparência, comunicação clara e trabalho em conjunto.
Foram realizados diálogos com lideranças de algumas comunidades como Perequê, Ilha Diana, Sítio Conceiçãozinha, ALPESC (Associação Litorânea da Pesca Extrativa Classista do Estado de São Paulo) e Z3 Floriano Peixoto.
Em 2024 foram realizados 03 encontros com pescadores e membros das comunidades adjacentes ao Porto Organizado de Santos.