Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

APS dá continuidade à dragagem de manutenção no Porto Organizado de Santos

Em continuidade aos trabalhos iniciados em novembro de 2024, a Autoridade Portuária de Santos (APS) dá sequência à campanha de dragagem de manutenção do canal de navegação do Porto Organizado de Santos. 

A área de atuação da campanha abrange os Trechos 1, 2, 3 e 4, que se estende da Barra até a Alemoa. Neste mês, deverão ser executados trabalhos nos Trechos 1 e 2, uma vez que a dragagem dos Trechos 3 e 4 foi finalizada em novembro.

A dragagem de manutenção visa à retirada de sedimentos depositados sobre os berços, acessos e canal de navegação, a fim de manter as profundidades, permitir o tráfego seguro de embarcações e, consequentemente, manter a competitividade do Porto de Santos no cenário mundial. 

A draga TSHD Utrecht entra em operação sob responsabilidade da Autoridade Portuária de Santos. Trata-se de uma draga hidráulica de sucção e arrasto, com especificações técnicas que incluem: 

  • Comprimento total: 159,65 metros 

  • Largura: 28,03 metros 

  • Capacidade de cisterna: 18.292 metros cúbicos 

  • Profundidade de dragagem: até 60 metros 

A previsão de término da campanha de dragagem é em janeiro de 2025, podendo sofrer variações em função de questões operacionais. 

O Porto está situado em um estuário que recebe volume significativo de sedimentos, que podem provocar assoreamento e reduzir as cotas de projeto estabelecidas, principalmente em função das chuvas e de eventos oceanográficos de alta energia. Assim, a dragagem em Santos é permanentemente necessária para a manutenção da profundidade do complexo.

A Autoridade Portuária de Santos reafirma seu compromisso com a transparência e a comunicação eficaz junto a comunidades locais de mais partes interessadas. Além de adotar todas as medidas de segurança necessárias durante a campanha de dragagem, destaca-se a execução contínua de programas ambientais integrados ao processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama, assegurando que as atividades portuárias sejam conduzidas de maneira a minimizar os impactos ambientais.

O canal de ouvidoria gratuito do Porto de Santos permanece à disposição para atender prontamente em caso de dúvidas, sugestões, elogios ou reclamações.

Ouvidoria APS

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº

Macuco, Santos (SP), CEP 11015-900

Horário de atendimento:

de segunda a sexta-feira

das 08h às 12h e das 14h às 18h

(13) 3202-6436 ou (13) 3202-6565 (Opção 1)

ouvidoria@portodesantos.gov.br

Publicado por: SPA