O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

APS implementa medida mais sustentável em operações de dragagem

O último ciclo de dragagem de manutenção (nov/2024 a jan/2025) viabilizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS) passou a contar com uma nova medida sustentável, buscando reduzir os impactos ambientais durante essas operações.

Trata-se da implementação de defletores tickler chain (correntes flexíveis), que atuam como um cuidado adicional para proteção de tartarugas, evitando uma eventual aproximação desses animais no caminho da draga, em razão da ação das correntes que compõem os defletores.

Instalados à frente do tubo de sucção, os defletores são eficazes em dragagens de manutenção, evitando que as tartarugas fiquem presas, pois não afetam a produtividade e se adaptam a diferentes tipos de sedimento. O design dos defletores evoluiu desde os anos 1980, com modelos flexíveis sendo os mais recomendados para ambientes complexos.

Os defletores são inspecionados ao fim de cada ciclo de dragagem, com ajustes efeitos sempre que necessário e deverão atuar em dragagens futuras.

As implementação dos defletores, bem como as operações de dragagem e do Porto Organizado de Santos ocorrem sob amparo da Licença de Operação nº 1.382/2017 emitida pelo Ibama.

Publicado por: SPA



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.